Acerca deste curso
Este curso irá dar-lhe uma base sólida para se compreender a si próprio, às comunidades e às várias organizações sem fins lucrativos que trabalham nas nossas comunidades. Para alguns, este curso irá ajudar a desenvolver experiências e competências existentes de envolvimento da comunidade, enquanto outros podem ser relativamente novos no trabalho de envolvimento da comunidade. Quer tenha experiência ou não, o simples ato de se inscrever neste curso significa que todos são campeões da comunidade. Afinal de contas, a aprendizagem desempenha um papel muito importante em qualquer trabalho comunitário.
Depois de concluir este curso, estará mais preparado para ajudar a ter um impacto mais profundo na sua comunidade, seja esta a primeira vez que se envolve ou após muitos anos de serviço.
Autores do curso
Dra. Christine Buzinde
Diretora e professora da escola
School of Community Resources and Development
Arizona State University
Antes de entrar na Arizona State University, Christine Buzinde foi professora assistente na Penn State University de julho de 2007 a julho de 2012. Entrou na School of Community Resources and Development em agosto de 2012. A sua investigação centra-se em duas áreas: o desenvolvimento comunitário através do turismo e a política das representações do turismo.
O trabalho de Buzinde sobre o desenvolvimento adota uma abordagem de base e tem como objetivo compreender a relação entre o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento do turismo em comunidades marginalizadas. O desenvolvimento do turismo foi proposto pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMC) como uma das ferramentas através das quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser alcançados para melhorar o bem-estar nas nações do Sul.
No entanto, as questões de interesse duradouro colocadas no âmbito da investigação de Buzinde incluem: Os indicadores de bem-estar, como os evidenciados nos ODS, estão (des)alinhados com os indicadores de bem-estar articulados pelas comunidades das nações do Sul? Qual o impacto, se algum, do desenvolvimento do turismo nos indicadores articulados pelas comunidades das nações do Sul? Qual o custo para a sociedade de colocar o bem-estar social dentro de um paradigma empresarial e como é que o impacto se repercute de forma variável nas várias gerações de uma determinada comunidade?
O trabalho de Buzinde sobre a política das representações do turismo encara principalmente os textos turísticos como repositórios culturais através dos quais questões de inclusão/exclusão, Norte/Sul e núcleo/periferia podem ser compreendidas. As explorações académicas sobre as representações do turismo são fundamentais para a nossa compreensão das formas como o turismo está enredado em questões de poder, opressão, agência e resistência. Buzinde realizou investigação nos Estados Unidos, na Tanzânia, no Equador, no México, na Índia e no Nepal. O seu trabalho tem sido destacado em revistas académicas de alto nível no âmbito de estudos de turismo e fora deste âmbito, bem como em conferências nacionais e internacionais. Faz parte do conselho editorial da Annals of Tourism Research e é também membro do corpo docente do Tourism Lab da University of Illinois Urbana-Champaign.
Erik Cole
Ex-diretor do Design Studio for Community Solutions da Faculdade Watts da ASU
Arizona State University
Vice-presidente para o envolvimento da comunidade
Schnitzer Properties, Inc.
Líder experiente, Erik Cole trabalhou a nível nacional, estatal e local para capacitar e elevar comunidades de todos os tipos. Profissionalmente, desempenhou vários e diferentes cargos, desde o exercício de cargos eleitos a nível local, passando pela liderança de campanhas de políticas públicas, até à direção de organizações sem fins lucrativos. Atualmente, vive em Portland, OR e é vice-presidente para o envolvimento comunitário numa grande empresa de desenvolvimento imobiliário. Com base em anos de experiência no governo local e do Estado, o Erik é um profissional de políticas públicas apaixonado por enfrentar grandes problemas municipais, particularmente aqueles que afetam o bem-estar económico dos nossos residentes mais vulneráveis.
O Erik liderou o desenvolvimento do Design Studio for Community Solutions, na Watts College of Public Service and Community Solutions da Arizona State University, bem como da Maryvale One Square Mile Initiative. Manteve-se envolvido no desenvolvimento deste currículo como colíder da matéria.
O Erik foi nomeado o primeiro Chief Resilience Officer em 2016, depois de ter desempenhado vários outros cargos de liderança em desenvolvimento comunitário no Gabinete do Presidente da Câmara. Antes, foi membro eleito do Conselho Metropolitano durante oito anos, representando um distrito urbano em rápida mudança no leste de Nashville.
Como CRO, o Erik foi encarregado de ajudar Nashville a construir uma plataforma de resiliência preparada para choques e tensões naturais, económicos e sociais. O Erik tem experiência multissetorial em políticas públicas, envolvimento e desenvolvimento da comunidade, soluções para os sem-abrigo e planeamento estratégico.
Colaboradores do conteúdo
Robert F. Ashcraft é o diretor executivo do Lodestar Center for Philanthropy and Nonprofit Innovation na Arizona State University (ASU), o Saguaro Professor of Civic Enterprise na Professor Saguaro de Empresa Cívica na School of Community Resources and Development (SCRD) da ASU e Senior Global Futures Scholar, Julie Ann Wrigley Global Futures Laboratory. Fundado em 1999, o ASU Lodestar Center emergiu como líder global no avanço de práticas filantrópicas e sem fins lucrativos eficazes como uma estratégia distinta de desenvolvimento comunitário. Através de investigação, educação, assistência técnica e reuniões, o Centro faz avançar os líderes de organizações sem fins lucrativos e os filantropos para resolver problemas, realizar as aspirações mais elevadas de uma comunidade e acelerar o impacto social. O Dr. Ashcraft também leciona cursos de gestão de organizações sem fins lucrativos e filantropia, juntamente com o curso de conclusão para alunos do programa de pós-graduação da ASU.
Richard Knopf é professor de Desenvolvimento Comunitário na Arizona State University e dirige a Parceria da ASU para o Desenvolvimento Comunitário e o Osher Lifelong Learning Institute. Knopf recebeu o Prémio de Desenvolvimento Comunitário da Sociedade de Desenvolvimento Comunitário, em reconhecimento dos seus 40 anos de prática como organizador comunitário e académico. A sua paixão é cocriar processos orgânicos de desenvolvimento de liderança, particularmente no contexto de comunidades marginalizadas. A sua investigação tem-se centrado na organização de comunidades de base, práticas de desenvolvimento comunitário sustentável e melhoria da qualidade de vida. Publicou mais de 150 artigos em revistas, capítulos de livros e relatórios técnicos relacionados com os temas gerais do desenvolvimento comunitário sustentável, qualidade de vida da comunidade e gestão ambiental.
Alberto Olivas é o diretor executivo fundador do Congressman Ed Pastor Center for Politics & Public Service na Arizona State University, uma iniciativa para ajudar os alunos a aprender as competências para um envolvimento cívico e político eficaz. Além desta função, o Alberto fornece formação e assistência técnica em questões relacionadas com a educação cívica, o diálogo público e o envolvimento público. Antes de vir para a ASU, o Alberto foi diretor executivo do Center for Civic Participation que serve as dez faculdades do Maricopa Community College District. Anteriormente, o Alberto foi vice-presidente da Hispanic Chamber of Commerce do Arizona, e ocupou cargos de liderança nomeados pela governadora do Arizona Jane Dee Hull, como diretor do Office for Equal Opportunity da Governadora; e como diretor de State Voter Outreach para a Secretária de Estado do Arizona, Betsey Bayless. A governadora Janet Napolitano nomeou o Alberto para a Arizona Commission of Indian Affairs.
Ascala Sisk é uma líder nacional comprometida em criar comunidades mais justas e equitativas através de práticas colaborativas que mudam a cultura, as estruturas e os sistemas. As áreas de foco incluem desenvolvimento comunitário equitativo, habitação acessível, criação de espaços criativos e equidade na saúde. A Ascala é atualmente conselheira na estratégia do Plano de Resgate Americano no governo federal e uma consultora que fornece assistência estratégica, coaching e facilitação a fundações e organizações sem fins lucrativos. A Ascala tem experiência em apoiar diversos grupos multissetoriais para utilizar políticas, investimentos e práticas colaborativas para fazer avançar as suas prioridades e baseia-se na experiência anterior como diretora adjunta no Center for Community Investment do Lincoln Institute of Land Policy e vice-presidente de Iniciativas Comunitárias da NeighbourWorks America. A Ascala tem um mestrado em Políticas Públicas com especialização em Gestão Financeira do Setor Público pela University of Maryland, College Park. A sua licenciatura é em Estudos Urbanos da Brown University.
Erin Schneiderman é professora assistente clínica e diretora de programa para o programa de Gestão de Eventos Especiais na Arizona State University. Orgulha-se de criar oportunidades de aprendizagem experimental e garantir que os seus alunos estão preparados para a força de trabalho após a graduação. Schneiderman obteve o seu mestrado em Educação (Faculdade Comunitária e Ensino Superior) pela Northern Arizona University e é uma Profissional Certificada de Eventos Especiais (CSEP), detentora do certificado de Planeador de Eventos Sustentáveis (SEPC), licenciada pela Protocol School of Washington e foi recentemente nomeada uma das 100 melhores profissionais de eventos da indústria pela Eventex.
Craig Talmage obteve o seu doutoramento em Recursos e Desenvolvimento Comunitário na Northern Arizona University e atualmente leciona cursos em desenvolvimento local, desenvolvimento turístico, comportamento/desenvolvimento organizacional, gestão e liderança de organizações sem fins lucrativos e empreendedorismo social. Talmage conta com mais de quinze anos de experiência combinada em investigação e liderança no setor público e sem fins lucrativos. Antes de se tornar educador, fundou e operou uma empresa de consultoria de investigação para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos no Arizona. É também o editor-chefe interino de Desenvolvimento Comunitário. Na HWS, é o elemento de ligação do corpo docente para o Center for Community Engagement and Service Learning, além de muitas outras funções de serviço que desempenhou na governação do corpo docente e nas estruturas de vida do campus. Continua a ensinar de forma assíncrona para a School of Public Affairs da ASU sobre resiliência comunitária e resolução de conflitos comunitários.
Points of Light
Este curso foi desenvolvido em parceria com a Points of Light, uma organização não partidária com a missão de inspirar, equipar e mobilizar as pessoas para tomar medidas que mudem o mundo. São elementos de ligação de pessoas e organizações à paixão e a objetivos, fornecendo as ferramentas para fazer mudanças significativas e sustentáveis. A Points of Light reconhece que, em conjunto, podemos criar um mundo onde ninguém se fica de fora. Para saber mais sobre a visão da Points of Light, visite pointsoflight.org.